sexta-feira, 3 de maio de 2013



Tipos de açúcar

No momento em que presenciamos um “boom” no uso dos adoçantes (mesmo com os riscos que estes apresentam), principalmente por pessoas que desejam a perda de peso, acho muito importante relembrarmos e conhecer (para quem ainda não conhece) um pouco mais sobre as características nutricionais dos tipos de açúcar que podemos encontrar no mercado.

Dica: Quanto mais escuro for o açúcar, assim como acontece com o arroz e o trigo, mais nutrientes ele possui em sua composição.

Açúcar mascavo: Este tipo de açúcar é do tipo integral, onde todos os minerais (cálcio, magnésio, fósforo e ferro) são preservados, já que este não passa pelo processo de refinamento. Possui coloração marrom e sabor similar ao da cana-de-açúcar. Não é recomendado para diabéticos e seu uso deve ser moderado, visando a prevenção de doenças e ganho excessivo de peso.

Açúcar demerara: Este açúcar é intermediário entre o mascavo e o refinado. Com isto, possui quantidade  de nutrientes menor que o primeiro. Diferente do mascavo, este não possui um sabor muito forte, não alterando o sabor das preparações. Assim como o mascavo, o demerara não deve ser consumido por diabéticos e seu uso deve ser moderado.

Açúcar refinado: Este tipo de açúcar passa por um processo de refinamento e adição de produtos químicos para dar a coloração branca deste tipo de açúcar.  Devido a estes processos, os minerais destes são extremamente reduzidos e insignificantes à saúde humana. Assim como os anteriores, o consumo deste não deve ser realizado por diabéticos e seu uso também deve ser moderado.

Açúcar orgânico: Similar ao açúcar mascavo, mas com menor risco à saúde, este preserva todos os minerais da cana-de-açúcar. Pois, além de estar em sua forma integral, a matéria prima deste é cultivada sem nenhum aditivo químico (agrotóxico) e a plantação não sofre transgenia. O consumo deste tem prescrição idêntica aos anteriores.

Açúcar cristal: Idêntico ao açúcar refinado. O que os difere, é que o açúcar cristal passa por um leve processo de refinamento. Contudo, 90% de seus nutrientes são extraídos neste processo.

Açúcar light: Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina. Com isto, apresenta um teor calórico reduzido. Deve-se ter cautela no uso deste, pois como este açúcar possui um leve sabor, pode levar ao uso abusivo, gerando à perda do benefício de redução de calorias.

Agave:  Este é proveniente do agave azul, uma planta originária do México. Substituto do açúcar, ele é 100% natural e orgânico. Possui coloração amarela clara, com textura mais fluída que o mel, contém nutrientes como ferro, cálcio e magnésio e apresenta um poder adoçante maior que o açúcar da cana-de-açúcar. Este ainda apresenta baixo índice glicêmico, ou seja, este é o único tipo de açúcar que pode ser consumido por diabéticos. O Agave, utilizado no lugar do açúcar, auxilia no emagrecimento, pois tem menos calorias e menor índice glicêmico; Ainda devido ao baixo índice glicêmico, atua como protetor contra diabetes. Por todos estes benefícios, o Agave é importantíssimo para quem deseja manter um estilo de vida saudável.

Plantação de Agave-azul

Espero que tenha lhes auxiliado em mais uma escolha saudável!
Tenham um ótimo final de semana!!!


Fonte:http://drauziovarella.com.br/obesidade/conheca-a-diferenca-entre-os-diversos-tipos-deacucar/;http://www.mundoverde.com.br/Saude/Artigo/2010/02/09/Extrato-de-Agave/

Nenhum comentário:

Postar um comentário