terça-feira, 12 de março de 2013

Dieta Mediterrânea



Olá a todos. Meu nome é Karla Leal e sou nutricionista. Além de me dedicar muito à minha profissão, sou muito  preocupada com a prevenção e tratamento de doenças e a manutenção da saúde através da alimentação. Com este blog, quero compartilhar informações e trocar idéias com os meus leitores.

Gostaria de começar o blog com uma dieta que acho muito importante para o momento que vivemos, em que somos rodeados a todo tempo por alimentos processados.


DIETA MEDITERRÂNEA

           A alimentação dos países banhados pelo mar Mediterrâneo, como Itália, Espanha e Turquia, tem como base a dieta mediterrânea. Essa dieta é rica em nutrientes que previnem doenças cardíacas (cardioprotetores), encontrados na chia e azeite extra-virgem, por exemplo, e anti-inflamatórios, encontrados em alimentos como o tomate e o maracujá. Já os alimentos processados, refinados e “fast-food” estão fora do cardápio mediterrâneo.
            Ômega 3, fibras, resveratrol – fitoquímico presente principalmente nas cascas de uvas escuras – e vitamina D também são abundantes nessa dieta. Esses nutrientes auxiliam na prevenção de doenças, contribuem para o bom funcionamento intestinal e o fortalecimento do sistema imunológico. Um outro dado importante é que esta dieta auxilia bastante na perda de peso. Vale lembrar, que os benefícios somente são obtidos através do consumo diário dos alimentos fontes destes nutrientes.
            Essa dieta é característica pelo consumo de frutas e vegetais maturados naturalmente (sem o uso de estufas artificiais), dessa forma, se preserva melhor e por mais tempo todos os nutrientes. Alguns exemplos de alimentos que se destacam são o azeite extra virgem, suco de uva tinta integral, pães e massas integrais, frutas e vegetais frescos, leguminosas, castanhas e sementes como linhaça e chia. Além disso, ainda há o consumo elevado de peixes em relação à carne vermelha e frango.
            É importante lembrar que mesmo com todos os benefícios que essa dieta pode trazer, o consumo excessivo destes alimentos não é recomendado. Pois, apesar de esta dieta ser fonte de gordura saudável, o aumento do consumo de calorias pode levar ao ganho de peso.

Seguindo o tema sobre a dieta mediterrânea, deixo um exemplo de receita:

Filé de peixe ao molho de tomate
Ingredientes:
500g de filé de pescada
2 cebolas
4 tomates
Sal e pimenta do reino à gosto
Suco de um limão
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Preparo:
Tempere os filés de peixe com o limão,  pimenta e sal e deixe na geladeira por alguns minutos.
Corte dois tomates e a cebola em cubos e reserve.
Liquidifique os outros tomates com meio copo de água.
Em uma panela, coloque 1 xícara de água e a polpa do tomate liquidificado.
Acrescente o azeite, a pimenta do reino, sal, as cebolas e tomates picados e misture bem.
Acrescente o peixe e deixe-o cozinhar até que fique com textura  firme e macia, mexendo-o com cuidado.
Sirva com salada e acompanhamento de sua preferência.


Espero que essa postagem ajude a todos vocês que buscam um estilo de vida e hábitos alimentares mais saudáveis e cheios de energia. Até a próxima!

2 comentários: